Prêmio Press 2016


Home > Matérias > Detalhes da Matéria
2011-04-25 - Jornal da Capital
Pequenas dicas com grandes resultados

Preto também aumenta ambiente
Todo mundo sabe que o branco aumenta a sensação de espaço dos ambientes. Então, a tendência natural para um banheiro pequeno, por exemplo, é revestir paredes e piso com material branco. Ocorre que chão branco suja muito, aí a solução é usar piso preto. Isto mesmo, ambas as cores produzem o mesmo efeito, sendo que esta é bem mais fácil de limpar e manter limpo. O uso de espelhos grandes, box em vidro transparente e teto mais alto também são recursos interessantes que ajudam a “aumentar” o tamanho do ambiente. Pelo menos aos nossos olhos.

A cor e o tamanho dos ambientes
A pintura de uma casa, além de dar personalidade a cada ambiente, permite provocar alguns efeitos interessantes.

Se você tem uma sala muito comprida, por exemplo, pinte as paredes menores com tons mais escuros, isso dará a sensação de que o ambiente é mais proporcional. O contrário, também, é verdade. Se você deseja “alongar” o ambiente, pinte as paredes da esquerda e da direita de quem entra, em tons mais escuros.

Para dar a ideia de um teto mais baixo, use tinta mais escura do que nas paredes. O contrário vale igual, se você deseja aumentar o teto, pinte-o numa cor mais clara que as paredes.

Por fim, se você deseja “alargar” um corredor estreito, pinte as paredes menores e o teto com tons mais escuros. As paredes mais compridas devem ser pintadas com cores mais suaves.

Às vezes, uma ilusão de ótica resolve o problema de um ambiente. Pelo menos a sensação que temos pode ser outra.

 

Os poderes do limão

Quer tirar manchas de móveis, tecidos e, até mesmo, de panelas? Use limão. O seu poderoso ácido é terrível contras as manchas.

Se o dano for tinta de caneta em seus móveis (obra dos filhotinhos, quando aprendem a riscar), lave a área manchada com água e depois esfregue com um pano molhado no suco de limão. Caso o problema seja a ferrugem em tecidos, esfregue limão e sal e coloque no sol até secar, depois é só lavar com água e sabão. E para tirar manchas de panelas, coloque água com suco de limão e coloque em fogo baixo, depois é só lavar a panela e esfregar com uma esponja. Pronto, mais uma tarefa resolvida pelo SuperLimão!

 

Posição solar em Porto Alegre
Qual é a melhor posição solar para um imóvel em Porto Alegre? Bem, aqui no paralelo 30, a posição Leste significa sol pela manhã e a posição Norte, sol à tarde. Se o imóvel tiver aberturas viradas apenas para um dos lados, escolha uma das duas. O ideal é que o imóvel tenha abertura para dois lados e aí a melhor posição é Leste/Norte, com os dormitórios virados para o Leste e o Living/Sala de Estar para o Norte.

As outras posições são ruins, pelo excesso ou falta de sol. Imóveis com aberturas para o Oeste recebem sol o dia todo e viram um forno no verão. E imóveis posicionados para o Sul praticamente não recebem sol e se transformam numa geladeira no inverno.

 

Quadros, muitos quadros

Você gosta muito de quadros e quer saber a melhor forma de dispô-los na parede? Aqui vão cinco dicas práticas:
Antes de sair furando ou enchendo a parede de pregos, disponha no chão todos os quadros que você deseja dependurar. Ache a melhor composição, faça um desenho numa folha de papel para não esquecer a posição de cada quadro, e somente aí passe à etapa de fixação na parede.

Se os quadros forem pequenos, ou leves, use pregos de aço. Eles são fortes, resistentes e não dobram na hora que você bate com o martelo. Para quadros maiores e mais pesados, use bucha e ganchinhos em “L”.

A linha mais baixa dos quadros deve estar acima dos 90 cm do chão, que é a partir de onde os olhos de uma pessoa com estatura média consegue ver sem esta precise se abaixar.

Você quer alinhar todos os quadros, lado a lado? Meça o maior quadro, estabeleça a mediatriz e cole com fita adesiva um cordão de lado a lado na parede nesta medida. Todos os demais quadros (menores) deverão seguir essa mesma linha central. Exemplo: o maior quadro mede 60 cm de altura, então cole o cordão a 1,20 m do chão (0,90 cm + 30 cm da mediatriz do quadro).

Se for dependurar quadros na parede acima do sofá, respeite uma folga de 30 cm entre a cabeceira deste o início dos quadros. Isso vai preservar seus quadros e as cabeças de suas visitas.