Prêmio Press 2016


Home > Notícias > Detalhes da notícia
08/02/2017 - 12:00:34
Theatro São Pedro divulga abertura da temporada 2017

A temporada 2017 do Theatro São Pedro inicia com programação diversificada e para todos os gostos a partir de março, trazendo, logo no primeiro fim de semana, uma tríade de produções locais que contemplam dança, música e teatro: no dia 10 de março (sexta), às 21h, a montagem de dança contemporânea Verde (In)Tenso; no dia 11 (sábado), às 21h, o show Pra o Meu Consumo, de Luiz Marenco; e no dia 12 (domingo), às 18h, o espetáculo inspirado nas obras de Caio Fernando Abreu, Caio do Céu.

Verde (In)Tenso é uma obra da Geda Cia. de Dança Contemporânea, com coreografia e direção assinada por Maria Waleska Van Helden e direção cênica de Camila Bauer, e traz ao palco expressões que construíram a identidade do gaúcho, como lutas, crenças, rezas e ritmos. Já Luiz Marenco, acompanhado pelo violonista Gabriel Selvage no show Pra o Meu Consumo, passeia pelo universo do homem do campo e seu cotidiano, marcando-os com o seu sentir e o seu cantar, presentes na canção tradicionalista gaúcha. Para encerrar o final de semana, a montagem Caio do Céu, da Cia. de Solos & Bem Acompanhados, retorna ao mesmo palco em que fez sucesso na temporada de verão, explorando da mais bela forma o universo criativo de Caio Fernando Abreu. O roteiro tem como base contos, crônicas, poemas e trechos de cartas, textos teatrais, entrevistas e citações do autor, e conta com Deborah Finocchiaro e Fernando Sessé no elenco e Luís Artur Nunes na direção.

 A retomada e o incentivo às apresentações do teatro gaúcho, assim como o infantil e juvenil, tiveram êxito em 2016, bem como as oficinas de formação para crianças, adolescentes e profissionais. Dentro das ações propositivas, a mostra Gestos Contemporâneos, que reuniu os principais nomes da dança do Estado, produzido de forma colaborativa pelas companhias e pela Secretaria de Estado da Cultura, foi um dos pontos altos. Continuamos também aprofundando o contato com instituições responsáveis pelos projetos, como Ospa, Instituto Estadual de Música (IEM), Instituto de Artes - UFRGS, Palco Giratório – Sesc, Porto Alegre Em Cena - PMPA, Porto Verão Alegre – Produtores Independentes, Feira do Livro – Câmara Rio-Grandense do Livro, Fronteiras do Pensamento, entre outros.

 MARÇO - 2017  - ABERTURA DA TEMPORADA 2017

VERDE (IN)TENSO (RS)
10 – Sexta-Feira  – 21h

Dança - A obra criada pela Geda Cia. de Dança Contemporânea traz ao palco expressões que construíram a identidade do gaúcho, como lutas, crenças, rezas e ritmos. Na coreografia, os bailarinos traduzem as paisagens dos verdes pampas, da velocidade dos ventos e dos vastos campos, tão próprios do Rio Grande do Sul.
Coreografia e direção: Maria Waleska Van Helden
Direção cênica: Camila Bauer

LUIZ MARENCO (RS)
Pra o Meu Consumo

11 – Sábado– 21h
Música - Acompanhado por Gabriel Selvage no violão, o músico e intérprete terruño passeia pelo universo do homem do campo e seu cotidiano, marcando-os com o seu sentir e o seu cantar. De volta de uma tropeada, Menina escuta teu cantor, Funeral de coxilha são algumas das músicas que compõem esse espetáculo de sonoridade do Sul.

CAIO DO CÉU (RS)
12 – Domingo – 18h
Teatro - Após o sucesso da temporada de verão, a montagem da Cia. de Solos & Bem Acompanhados retorna ao TSP. O espetáculo transpõe parte do universo de Caio Fernando Abreu para o palco, em um roteiro que tem como base contos, crônicas, poemas e trechos de cartas, textos teatrais, entrevistas e citações do autor.
Elenco: Deborah Finocchiaro e Fernando Sessé
Textos: Caio Fernando Abreu
Direção: Luís Artur Nunes

SIMONE LEITÃO (MG)
15 – Quarta-Feira – 21h
Música - Uma das pianistas brasileiras mais atuantes do atual cenário nacional, a mineira possui em seu currículo apresentações nas Américas, Europa e Ásia. Reconhecida por sua técnica e direção rítmica, divulga intensamente a música brasileira de concerto.

O IMPECÁVEL (RJ)
17 – Sexta-Feira – 21h
18 – Sábado – 21h
19 – Domingo – 18h
Um salão de beleza e oito personagens de tirar o fôlego. O público é transportado para uma tarde de sábado na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde conhece uma turma com histórias nada convencionais para contar, todas interpretadas por Luiz Fernando Guimarães, arrancando boas risadas da plateia.
Texto: Charles Möeller e Claudio Botelho
Direção: Marcus Alvisi

PLUGUE: UM DESVIO IMAGINATIVO (RS)
18 – Sábado – 16h
19 – Domingo – 16h
25 – Sábado – 16h
26 – Domingo – 16h
Infantil -  O primeiro projeto de teatro para crianças do Coletivo Errática traz uma investigação de possíveis conexões entre nossas inquietações sobre teatro, infância e mundo.
Direção: Jezebel de Carli
Sala da Música - Multipalco

OSPA (RS)
21 – Terça-Feira – 20h30
Música - A orquestra retorna ao mais tradicional palco da cidade para inaugurar a programação 2017 da sua série de apresentações que leva o nome do teatro. Em breve serão divulgados o repertório e convidados especiais.

NENHUM DE NÓS (RS)
Acústico 1 + 2 = 30

24 – Sexta-Feira – 21h
25 – Sábado – 21h
26 – Domingo – 18h
Música - Em versões com arranjos originais, o grupo repassa grande parte do repertório dos dois discos acústicos lançados: Acústico Ao Vivo no Theatro São Pedro (1994), o primeiro gravado no Brasil em um teatro, e Acústico Ao Vivo 2 (2003), que também foi lançado em DVD. O repertório é complementado por vários hits da fase mais recente da banda.

GURI DE URUGUAIANA 2: A Missão (quase impossível) (RS)
28 – Terça-Feira – 21h
29 – Quarta-Feira – 21h
30 – Quinta-Feira – 21h
31 – Sexta-Feira – 21h
Teatro - Após dez anos de sucesso, o Guri encara uma missão quase impossível: estrear no Theatro São Pedro um novo show ainda melhor. Espetáculo inédito com participação do mágico Serguei Baitabichowiski, banda ao vivo, Licurgo (o gaúcho Nêjo), bailarinos e muito mais.

MUSICAL ÉVORA
Sala da Música – Multipalco

ENTRADA FRANCA

Dia 08
Damas do Samba

Glau Barros (voz)
Edu Moreira (violão)
Alemão Charles (cavaquinho)
Fernando Catatau (percussão)
Cleber Junqueira (percussão)

Dia 15
Semíramis Gorini (voz)
Luizinho Santos (saxofone)
Bethy Krieger (piano)

Dia 22
Luciana Costa (voz e violão)

Dia 29
Elena Romanov (violino)
Marjana Rutkowski (violoncelo)
André Carrara (piano)

Caio do Céu - Foto: Vitório Beretta

Verde InTenso - Foto - Sabrina Canton v. Helden


LEIA TAMBÉM
23/01/2017 - 16:34:41
Tânia Farias em “Evocando os mortos – Poéticas da experiência”
20/01/2017 - 16:03:09
142ª Festa dos Navegantes de Porto Alegre inicia domingo
18/01/2017 - 15:55:27
A Dama e o Vagabundo em Paris em cartaz no Porto Verão Alegre
13/01/2017 - 11:56:29
Sonho de uma noite de verão estreia no Teatro Novo DC

Últimas NotÍcias