Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos recebe exposição “Despercebidos”

A partir desta sexta-feira (5), o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, localizado na plataforma de embarque da Estação Mercado da Trensurb, recebe nova exposição fotográfica. Intitulado Despercebidos, o trabalho do jornalista Gustavo Nardon traz um conjunto de imagens monocromáticas, registradas entre 2013 e 2016, que retratam a inspiração do autor: as pessoas. “Elas são apenas engrenagens, contudo essenciais, em um sistema complexo. Passam sem serem notadas e são essas pessoas que gosto de fotografar. Na exposição, elas estarão em preto e branco, extraindo estes indivíduos do mundo”, relata.

A exposição nasceu da vontade de Gustavo em conhecer histórias e contá-las através da fotografia, registrando momentos em que observou a sociedade e as pessoas por quem passava.  Para ele, apresentar seu trabalho pela primeira vez provoca muitos sentimentos, principalmente de alegria e confiança. “É a primeira vez que exponho minhas fotografias e meu intuito é provocar uma reflexão sobre nós mesmos. Mas a ideia de as pessoas só acharem as imagens bonitas ou feias já me agrada, pois de alguma forma eu contribuí para o desenvolvimento de um senso estético”, afirma.


Natural de Porto Alegre, Gustavo é formado em jornalismo pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e foi estagiário na Gerência de Comunicação Integrada da Trensurb durante dois anos, atuando parte desse tempo no Espaço Multicultural. À época, aceitou o desafio de criar estratégias de comunicação para aumentar o número de associados da biblioteca, atividade que se tornou objeto de estudo de seu trabalho de conclusão de curso. A pesquisa foi reconhecida como contribuição acadêmica e o jornalista foi indicado para apresentá-lo na Intercom Sul (Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul). Em 2016, Gustavo recebeu o “Certificado de Amigo” do Espaço Multicultural durante a comemoração dos oito anos de atividades da biblioteca. Agora, retorna ao local de forma diferente, com sua primeira exposição.


Serviço

O que: Exposição Despercebidos, de Gustavo Nardon
Quando:
de 5 de janeiro a 28 de fevereiro, das 5h às 23h20

Onde:
Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, na plataforma de embarque da Estação Mercado da Trensurb

Quanto:
R$ 1,70 (tarifa unitária do metrô)

4524Foto: Gustavo Nardon/Trensurb

Leia Também