BPE homenageia a mulher, em março, através de exposição e shows

No Mês Internacional da Mulher a Biblioteca Pública do Estado/BPE-RS, em parceria com o produtor cultural Marcos Monteiro, prepararam uma programação especial com algumas das cantoras mais talentosas do RS, no projeto Chapéu Acústico, em shows às 19h, com contribuição espontânea. A programação homenageia Valéria, nascida em um corpo masculino e com alma de mulher. E também a  exposição “Diversas e Controversas” de Graça Craidy, conhecida por suas pinturas sobre a violência contra a mulher, ocupará o Hall do Salão Mourisco. A artista mostra acrílicos e óleos sobre tela, que podem ser conferidos até 31 de março, de segundas a sextas, das 9h às 19h.

A agenda abre na sexta, dia 2/3, com Anaadi, novo nome artístico de Ana Lonardi, com o show “Noturno”. Em clima de encontro íntimo, a cantora que se destacou no programa The Voice Brasil apresentará, em um clima de proximidade ao público, canções que começam a cativar ouvidos pelo Brasil, como “Sexyantagonista” e “É Fake (Homem Barato)”, com temática feminista e bem-humorada.  Com nuances soul, afro, jazz e samba, o show é uma viagem musical pelo universo da noite, da sensualidade e do romantismo daqueles que sabem aproveitar os prazeres da vida urbana. No repertório, além das canções do seu mais recente disco “Noturno”, algumas do próximo, “Iluminar”: “Não Se Proteja da Felicidade” e “Maria Bonita”.

Os demais shows serão realizados às terças-feiras, como ocorre tradicionalmente no Chapéu Acústico, começando no dia 6 por Valéria, novo nome artístico de Valéria Houston. No show “Feminino”, ela estará acompanhada por seu parceiro de longa data, o violonista Rafael Erê, para interpretar um repertório  eminentemente feminino, com destaque para composições e intérpretes que  a influenciaram, inclusive autores e intérpretes trans. Dia 13 é a vez de Elisa Meneghetti apresentar sua mistura de psicodelia tropicalista, mesclada ao funk americano, reggae e ao bom e velho rock’n’roll, acompanhada de Andrei Correa (guitarra), Duda Cunha (bateria) e Filipe Narcizo (contrabaixo).

Em “Não Me Espanto”, dia 20, Lila Borges traz músicas autorais que serão apresentadas ao público em 2018.  A cantora e compositora tocará violão e cavaquinho, no show costurado por histórias bem humoradas, em um bate-papo informal e divertido, com o acompanhamento de Liane Schuler (voz, violão e cavaquinho) e Letícia Uzun (voz e percussão).  O encerramento será dia 27, com “Quintais do Mundo”, mais recente trabalho de Danny Calixto, que transita pelo samba, chamamé,  chacarera, samba funk e ijexá. A artista traz canções solo e em parcerias com autores da região sul do Brasil, acompanhada de Handyer Borba (teclado), Térence Veras(contrabaixo) e Giovanni Berti (percussão).

Serviço:
Chapeu Acústico
2/3 (sexta) – Anaadi em “Noturno”
6/3 (terça) – Valéria em “Feminino”
13/3 (terça) – Elisa Meneghetti
20/3 (terça) – Lila Borges em “Não Me Espanto”
27/3 (terça) – Danny Calixto em “Quintais do Mundo”
Hora: a partir das 19h
Local: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado/BPE-RS (Riachuelo, 1190, esquina com General Câmara)
Contribuição espontânea

Exposição “Diversas e Controversas” de Graça Craidy
Data: 1º a 31 de março
Local: Hall do Salão Mourisco da BPE-RS (Riachuelo, 1190).
Visitação: de segundas a sextas, das 9h às 19h e sábados, das 14h às 19h
Entrada franca

4621

Anaadi – Foto Raul Krebs

4622

Expo Graça Craidy – Foto: Carlos Souza

Destaque: Valéria – Foto: Rodrigo Bragaglia

Leia Também