Home Jornal da Capital Agenda Clube de Leitura da BPE destaca Franz Kafka em palestras gratuitas

Clube de Leitura da BPE destaca Franz Kafka em palestras gratuitas

775
0

O escritor tcheco de língua alemã Franz Kafka (1883-1924), considerado um dos principais escritores de literatura moderna e cuja obra retrata as ansiedades e a alienação do homem do século XX  é um dos escritores focalizados no Clube de Leitura da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (BPE-RS), no primeiro semestre de 2018. São palestras gratuitas, realizadas nas sextas-feiras, sempre 17h, com inscrições pelo e-mail bpe-rs@sedac.rs.gov.br . No dia 6 de abril, André Alfama discorre sobre “Carta ao Pai”, publicação póstuma de uma carta que o autor escreveu ao seu pai e que nunca chegou a ser enviada; e no dia 13, Gustavo Czekster fala sobre a novela “Na Colônia Penal” e o conto “Um Artista da Fome”.

Além de disponibilizar ao leitor um dos textos mais emocionantes da literatura ocidental, esta nova edição se destaca por priorizar a dimensão biográfica da carta. A leitura do material que a envolve joga luz sobre o drama humano universal do autor e ajuda a compreender sua imensa angústia, capaz de gerar obras-primas como “O Processo”, “A Metamorfose”, “América” ou “O Desaparecido”, entre outras. “Minha atividade de escritor tratava de ti, nela eu apenas me queixava daquilo que não podia me queixar junto ao teu peito”, escreveu. Além da carta fartamente anotada, a edição conta com um prefácio que explica fatos e circunstâncias relativas ao texto e à redação da carta, um glossário de expressões e nomes de pessoas citadas, uma cronologia biográfica de Kafka e a reprodução fac-símile de algumas páginas do documento.

No Brasil foi publicada pela primeira vez em 1952, pela editora LP&M, com notas de rodapé sobre o processo e correções feitas pelo próprio autor , quando datilografou a carta. A tradução e notas ficaram a cargo de Marcelo Backes. Ganhou uma segunda versão em 1997 pela editora Companhia das Letras, com tradução e prefácio de Modesto Carone, que até hoje ganham reimpressões no Brasil.

SERVIÇO
Dia: 6 de abril de 2018 (sexta-feira)
Hora: 17h
Local: Biblioteca Pública do Estado/BPE (Riachuelo, 1190)
Inscrições: Pelo e-mail bpe-rs@sedac.rs.gov.br, para efeito de controle, sem obrigatoriedade
Informações: Telefone 3225-9619
Entrada franca

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here