Conversas com Artistas com Jorge Aguiar, nas Salas Negras do MARGS

Exposição “ Uma vida na fotografia documental”, com curadoria conjunta dos fotógrafos Nilton Santolin e Eurico Salis. A mostra fotográfica contêm 20 obras que retratam os mais de 40 anos de fotojornalismo de Jorge Aguiar, com abertura dia 7 de dezembro, às 19h, nas Salas Negras do MARGS.

No dia 14 de dezembro, às 16h, o público está convidado para um bate-papo com o fotógrafo e os curadores sobre a mostra “Jorge Aguiar 4.2 Uma vida na fotografia documental” e suas histórias sobre o registro fotojornalístico da vida nas periferias. O encontro, organizado pelo Núcleo Educativo do MARGS, acontece nas Salas Negras do museu, com entrada franca.

A exposição reúne imagens que correspondem a 10 documentários produzidos nos últimos 20 anos, totalizando 20 painéis que retratam o cotidiano de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O fotógrafo explica que concebe seu trabalho ouvindo histórias de vida e observando com olhar atento o dia a dia nas periferias das cidades. Cada tema leva em média dois anos até ser finalizado. O trabalho vai amadurecendo conforme ele visita os locais, a cada 15 dias, conversando com as pessoas, absorvendo suas realidades e entrelaçando suas histórias. Somente após o longo período de reconhecimento e pesquisa é que começam os registros fotográficos.

Um dos trabalhos que compõem a mostra intitulado “Manas Lisas da Periferia” é baseado na observação de mulheres das comunidades que estão assumindo sua negritude com orgulho. Assim, em contraponto ao quadro mais famoso do mundo, A Monalisa, o fotógrafo capta retratos de mulheres pobres, enquadradas por uma que ele coloca na frente delas.

SERVIÇO
Exposição Jorge Aguiar Uma vida na fotografia documental
Abertura: 7 de dezembro de 2017, às 19h
Visitação: De 8 de dezembro a 28 de janeiro de 2018, de terças a domingos, das 10h às 19h
Fotografia: Jorge Aguiar
Curadoria: Nilton Santolin e Eurico Salis
Local: Salas Negras do MARGS
Entrada Franca

Conversas com Artistas
Participantes: Jorge Aguiar, Nilton Santolin e Eurico Salis
Data: 14 de dezembro (quinta), às 16h
Local: Salas Negras do MARGS
Entrada Franca
70 lugares, por ordem de chegada

3346

Leia Também