Exposição de Marcelo Pferscher inaugura no sábado, na Galeria Arte & Fato

Inaugura no sábado, 07 de outubro, na Galeria Arte & Fato, a exposição Anatomia do Retrato, de Marcelo Pferscher. Com curadoria de Daniela Giovana Corso, a exposição apresenta 23 pinturas e objetos que nascem de cenas cotidianas, nas quais geometrias e emoções são dissecadas em camadas. O artista cria imagens baseadas em dividir o que observa em planos sobrepostos para formar imagens complexas, convertendo a profundidade tridimensional em profundidade de planos.

De acordo com Daniela, a curadoria do projeto se debruçou na ação de “dissecar para estudo”, assim como uma análise de anatomia na biologia. “Nos retratos de Marcelo, planos são fatiados e desenhados em camadas. Vão da pintura bidimensional às três dimensões dos objetos. Cada um desses planos tem sua função: geométrica, espacial, funcional e emocional. Nas obras, é o espectador que faz a ligação ou estabelece a relação entre essas camadas”, conta.

Os retratos foram nomeados de acordo com sua escala: 3×4, Bustos, Ambiente e Urbe, que a cada transição apresentam novos elementos nesses ambientes, ampliando as cenas e revelando planos mais abertos. “Quando trouxe o universo da Anatomia como uma metáfora ao trabalho do Marcelo, fiquei receosa. Quando escrevi dissecar, não sabia qual seria a reação do artista. Mas tudo passou a fazer sentido: os planos eram mesmo partes de um estudo, eram cortes precisos e desenhavam a cena que seria também um organismo: complexo em suas geometrias, espaços, funcionalidades e emoções. E, ao observar cada retrato, dissecamos a sua estrutura para desvendarmos a sua anatomia”, declara.

Anatomia do Retrato
De 07 a 27 de outubro
Abertura – 07 de outubro, 19h
Galeria Arte & Fato – Av. Protásio Alves, 1893
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, do meio-dia às 18h
Entrada franca

3238

Leia Também