Home Jornal da Capital Agenda Exposição na Aliança Francesa marca 50 anos dos eventos de maio de...

Exposição na Aliança Francesa marca 50 anos dos eventos de maio de 1968

994
0

Para lembrar os 50 anos dos eventos ocorridos na França e em todo o mundo, a exposição Au Coeur de Mai 68 consiste em fotografias de Philippe Gras, acompanhadas por um filme de Dominique Beaux, ambos artistas franceses.

O relato fotográfico de Gras difere de toda a documentação já conhecida pela qualidade artística de suas imagens e pelo olhar empático e distanciado. Já a série de Dominique Beaux permite uma releitura dos eventos pelo prisma de depoimentos e ajuda a compreender os pontos fortes e fracos de uma ordem social vacilante em seus fundamentos.

Paralelamente, a Aliança Francesa de Porto Alegre e a Cinemateca Capitólio promovem um ciclo de cinema francês sobre o tema. A mostra Destrua-se – Maio de 1968 no cinema apresenta filmes realizados no calor da hora, durante a ebulição francesa do período, e reflexões posteriores que trazem novos olhares aos acontecimentos de Maio de 1968. Obras de diretores essenciais como Jean-Luc Godard, Chris Marker e Philippe Garrel fazem parte da programação, que acontece de 3 a 16 de maio de 2018.

Um dos grandes destaques da mostra são filmes do Grupo Zanzibar, movimento de jovens cineastas franceses, atuantes no final dos anos 1960 e início dos anos 1970. Para fechar a programação, no dia 12 de maio, às 19h30, na Cinemateca Capitólio, a Aliança Francesa promove uma edição do Débats d’idées sobre esse movimento, com a participação do artista Michael Chapman e do diretor de cinema Renato Coelho. A mediação será feita pelo jornalista Roger Lerina.

A exposição Au Coeur de Mai 68 é realizada pela Aliança Francesa de Porto Alegre e pelo Ministério da Cultura (MinC) por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet), com patrocínio da Timac Agro e apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Serviço
O que:
Exposição Au Coeur de Mai 68
Quando: de 24 de abril a 15 de maio de 2018
Onde: Cinemateca Capitólio (Demétrio Ribeiro, 1085)
Horários de visitação: de terça a domingo, das 9h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h
Entrada Franca

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here