Fabrício Carpinejar integra a programação da Quarta Cultural em agosto

A Quarta Cultural, projeto da Biblioteca Sicredi, destaca este mês a participação de Fabrício Carpinejar em um bate-papo descontraído. O escritor, conhecido como um ser noturno, boêmio e articulador de sonhos, mostrará nessa conversa informal, o quanto a crônica e a poesia dependem da disciplina do sol, da rotina e da felicidade de encontrar o sublime na banalidade.

Caracterizado por Luís Fernando Verissimo como “usina de lirismo” ou dono de uma influente imaginação destacada por Millôr (“Vai, lê ele, devagar, decifra-o e ele te devora”), Fabrício Carpinejar chama atenção pela contundência e originalidade de suas opiniões. Foi escolhido pela revista Época como uma das 27 personalidades mais influentes na internet.

Com reconhecimento em diferentes áreas, da adulta a infantil, o livro “Um terno de pássaros ao sul” (2000, 3ª edição, Bertrand Brasil) é objeto de referência no Britânica Book of the Year de 2001, da Enciclopédia Britânica, o juvenil Diário de um apaixonado: sintomas de um bem incurável (Mercuryo Jovem, 2008) foi adotado pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), a Menina Superdotada recebeu indicação para o acervo permanente da FNLIJ; e Filhote de cruz-credo (Girafinha, 2ª edição, 2006), prêmio de melhor livro infanto-juvenil da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) em 2012, inspirou duas peças de teatro, adaptadas por Bob Bahlis (POA) e Eduardo Katz (RJ).

A Quarta Cultural é uma iniciativa do Sicredi em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Todos os eventos do projeto são gratuitos e abertos ao público. As mostras podem ser visitadas em horário comercial, de segundas a sextas-feiras.

Quarta Cultural Sicredi – Bate-papo com Fabrício Carpinejar
Dia 23 de agosto, às 13h
Biblioteca Sicredi – Av. Assis Brasil, 3940 – térreo. Porto Alegre
Entrada franca
Produção: Liga Produção Cultural
Realização: Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura
Apoio: Câmara Rio-Grandense do Livro

3116

Carpinejar by Rodrigo Rocha

 

Leia Também