Inauguração de mostra com obras de Fábio Vieira de Oliveira e coleção de Régis Duarte

Na próxima sexta-feira, 27 de abril, às 19h, a Galeria Mascate abre suas portas para a inauguração da mostra Serendipidade de Fábio Vieira de Oliveira e lançamento de coleção de Régis Duarte com estampas de obras da artista suíça Matilde Beretta.

Fascinado pelas cores desde a infância, Fabio Vieira de Oliveira sempre gostou de desenhar e projetar. Interessado na estética das coisas, em moda e design, foi na maturidade que os questionamentos sobre quais caminhos trilhar o aproximaram das artes. Há dois anos Oliveira está imerso no mundo da colagem manual e digital.

Las Flore de Mati, nova coleção de Régis Duarte, mais uma vez flerta com o mundo das artes, trazendo estampas de obras da suíça Matilde Beretta, que estará presente na abertura. A pintora e aquarelista da região de Ticino, sul da Suíça com língua italiana, desenvolve trabalhos de pinturas que parecem saídas de tecidos antigos de estofaria e que decoram mangas de camisetas e vestidos com o toque fluído da malha, já característico nas coleções de Duarte. O designer também apresentará na mesma data novidades em bolsas estilo carteiro, todas peças únicas.

O diálogo entre moda e arte é tema constante nas criações de Régis Duarte. O artista e estilista tem se apropriado das obras e referências de artistas do Rio Grande do Sul para suas coleções. No verão de 2012, o designer escolheu Britto Velho e apresentou uma linha de vestidos, kaftans e camisetas com estampas inspiradas nas obras do professor, pintor, gravurista e escultor. A iniciativa foi um sucesso, fazendo com que Duarte lançasse reedições das peças, que se esgotaram já no lançamento. No mês de março a dupla repetiu a parceria com mais uma coleção, já esgotada, com vestidos, kaftãs, blusas e camisetas com estampas de obras do artista.

“Nossa intenção é fazer com que o distanciamento entre arte e público seja eliminado”, afirma Duarte. O nome Mascate remete a comércio, consumo de uma maneira popular e acessível. O espaço também conta com a Loja de Museu, onde é possível adquirir além das obras à venda na galeria, peças de coleções femininas e masculinas de Régis Duarte, publicações, acessórios, entre outros.

SERVIÇO
Inauguração da exposição Serendipidade de Fábio Vieira de Oliveira e lançamento da coleção Las Flores de Mati, de Régis Duarte com estampas de Matilde Beretta

27 de abril, sexta-feira, 19h
Exposição até 25 de maio
Entrada Franca
Galeria Mascate – Rua Laurindo, 332 – Bairro Santana – Porto Alegre – RS

 4928las flores de mati – credito: Tiago Coelho
Destaque: A fero e fogo

 

Leia Também