Instituto Estadual de Artes Visuais inaugura exposição de pinturas e bordados na CCMQ

A exposição “Mal consegui pregar o olho a noite inteira”, de Kaue Nery, será inaugurada pelo Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi) na próxima terça-feira (19), às 19h, na Galeria Augusto Meyer da Casa de Cultura Mario Quintana. A mostra, que tem curadoria de Adriane Hernandez, poderá ser visitada de 20 de dezembro a 21 de janeiro do ano que vem.

Estudante de Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Kaue Nery apresenta o resultado de sua pesquisa em Poéticas Visuais, desenvolvida em 2017. Os trabalhos são pinturas e bordados que surgem de um repertório imaginativo interligado à infância, ou de contos e fábulas, que englobam suas camadas ficcionais e fazem alusões a ambientes habitados por personagens submetidos a desventuras.

“Como em boa parte dos contos infantis, os personagens que habitam as histórias são crianças que estão em apuros e, ao final dessas desventuras, sempre vivenciam uma lição moral”, explica Nery. Segundo ele, os animais, que são humanizados e tentam lidar com os questionamentos da vida humana, deixam em evidência sua condição selvagem de sobrevivência. Esses personagens acabaram dominando as representações presentes nas produções do artista, que recria uma narrativa passada em um universo onírico.

SERVIÇO
Abertura da exposição “Mal consegui pregar o olho a noite inteira”, do IEAvi
Data: 19 de dezembro | Terça-feira
Hora: 19h
Local: Galeria Augusto Meyer – Instituto Estadual de Artes Visuais – 3º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)
Visitação: de 20 de dezembro a 21 de janeiro
Horário de Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 19h; sábados e domingos, das 12h às 19h
Entrada: gratuita

4504

Noite Nebulosa, Kaue Nery, acrílica sobre tela

Leia Também