Instituto Ling apresenta exposição de Sérvulo Esmeraldo

De 28 de novembro a 31 de março de 2018, o Instituto Ling apresenta PulsationsPulsações – Do arquivo vivo de Sérvulo Esmeraldo, primeira exposição póstuma do artista cearense, falecido em fevereiro deste ano, pouco antes de completar 88 anos.

A exposição mostra uma das trajetórias mais originais da arte brasileira: conhecido por seu rigor geométrico-construtivo, Esmeraldo incursionou pela escultura, a gravura, a ilustração e a pintura, tendo sido um dos pioneiros da arte cinética e autor de obras de geometria e luminosidade singulares.

A mostra, com curadoria de Ricardo Resende, traz 84 peças – entre gravuras, matrizes, desenhos, estudos, relevos, maquetes, instalações, documentos e fotografias – que fazem parte do arquivo do IAC – Instituto de Arte Contemporânea (São Paulo/SP). Por ocasião da abertura da exposição, na terça-feira, 28 de novembro, às 19h, o curador Ricardo Resende e Dodora Guimarães – viúva do artista e sua companheira por quase 40 anos -, farão uma conversa aberta com o público sobre a obra de Sérvulo Esmeraldo. A entrada é franca, por ordem de chegada (mais informações no serviço abaixo).

Organizada a partir do arquivo de Sérvulo Esmeraldo – atualmente sob a guarda do IAC -, a exposição compreende a fase em que o artista viveu na França (1957-1980). Este arquivo documental e de acervo de Esmeraldo ficou guardado intacto por cerca de 40 anos no ateliê do artista e amigo argentino Júlio Le Parc, em Paris. O material permite mostrar que, por trás do artista que soube manter o espírito da criança em seu interior, existia um pensador comprometido com a pesquisa das linguagens artísticas. “Os arquivos são fonte inesgotável de informações, de experiências e vivências do processo criativo. Guardam o processo da obra e, com ele, é possível conhecer o pensamento do artista”, diz Resende em seu texto curatorial.

“São trabalhos definitivos para a compreensão da importância de sua contribuição para a arte brasileira. O que se vê no arquivo agora exposto é esse mesmo olhar e os mesmos gestos divagantes, que passam por todas as formas de representação artística, principalmente daquelas que não conhecemos. Manchas, ranhuras, rabiscos e linhas, pulsações das quais saem novas formas sobre o papel e sobre o espaço”, diz Resende em seu texto curatorial.

Serviço
Exposição PulsationsPulsações – Do arquivo vivo de Sérvulo Esmeraldo
Artista: Sérvulo Esmeraldo

Curadoria: Ricardo Resende
Local: Galeria do Instituto Ling
Abertura: 28 de novembro, terça-feira, às 19h
Período de visitação: De 28 de novembro de 2017 a 31 de março de 2018

Horário: de segunda a sexta, das 10h30min às 22h e sábados, das 10h30min às 20h
Entrada Franca

FICHA TÉCNICA
Endereço: Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre
Assistente de Curadoria: Vinícius Marangon
Identidade Visual: Adriana Tazima
Produção Executiva: Laura Cogo
Organização: Instituto Ling e Instituto de Arte Contemporânea

Realização: Ministério da Cultura / Governo Federal
Patrocínio: Crown Embalagens

3368

Leia Também