Home Jornal da Capital É Notícia Tarcísio Michelon, um visionário que fomentou o turismo em Bento

Tarcísio Michelon, um visionário que fomentou o turismo em Bento

1052
0

O diretor superintendente da rede Dall´Onder de Hotéis, Tarcísio Michelon, afirma que uma economia forte é aquela que não desperdiça nenhuma oportunidade.  E foi o que ele fez como visionário que articulou o trade turístico de Bento Gonçalves.

Em sua palestra “Desafios de novos empreendimentos no RS – Case Rede Dall´Onder”, que aconteceu nesta terça-feira, 17/4, durante o Bom Dia Associado, promovido pela Associação Comercial de Porto Alegre, ele recordou que até 1960 era comum o veraneio na Serra gaúcha, mas depois o turismo na região foi abandonado.  Nos anos 1980, existiam somente seis vinícolas, mas hoje são 79. O que aconteceu para que o turismo torna-se o grande responsável pelo crescimento da economia da região?

Michelon admite que o mais difícil foi romper com a inércia. Em primeiro lugar foi a Caxias do Sul e começou a levar os turistas para o Hotel Dall´Onder, em Bento Gonçalves. Chegando lá, os turistas perguntavam: O que fazer em Bento? Recorda que começou a mostrar o folclore e promover visitas na zona colonial. Ele foi responsável por convencer agricultores do Vale dos Vinhedos e Caminhos de Pedra a abrirem as portas de casa e proporcionarem vivências rurais para turistas.

Os colonos protagonizavam o serviço oferecendo taças de vinho e o salame produzido no porão de casa. Dentro do Caminhos de Pedro surge depois o Parque da Ovelha, um parque temático que atende mais de 80 mil turistas por ano.

Entre outros, incentivou o uso turístico da linha de trem de 23 km, entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, que transportou passageiros até a metade dos anos 70 e cargas até a metade dos anos 90. Suas atividades foram retomadas pela empresa Giordani Turismo, fundada em 1992 com o propósito de operar o passeio de Maria Fumaça. Com o passar dos anos os passeios foram aumentando e sendo reconhecidos internacionalmente. Hoje, o trem transporta cerca de 370 mil turistas no ano.

Em 1995, Tarcísio Michelon foi escolhido na série “Gente que faz: histórias de ambição, coragem e progresso”, do Banco Bamerindus, já extinto. A série apresentava casos de sucesso, das décadas de 80 e 90, de empreendedores brasileiros.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here